NOTÍCIAS - HLERA
Orkut

 

ECONOMIA - Situação da AIG piorou por falta de autoridade, diz Obama

Em sua segunda entrevista coletiva desde que assumiu o caro, no início do ano, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu a proposta de mais poder ao Tesouro americano para assumir e fechar instituições financeiras com problemas. "É por causa da falta de autoridade que a situação da AIG piorou", disse ele.

O presidente disse que acredita no "forte apoio" da população e do Congresso ao seu pedido de novos poderes para regular as instituições financeiras afetadas pela crise.

"Penso que haverá um forte apoio do povo americano e do Congresso para termos esta autoridade", destacou Obama em entrevista coletiva na Casa Branca.

Nesta tarde, o Tesouro pediu mais poder para evitar a necessidade de futuros resgates a instituições financeiras não-bancárias, como o feito pelo governo no socorro à seguradora American International Group (AIG) com cerca de US$ 180 bilhões.

O presidente dos Estados Unidos disse em seu discurso que já vê "sinais de progresso" na situação econômica, mas pediu "paciência" ao povo americano diante da crise. Obama disse que seu governo desenha uma estratégia para atacar a crise em "todas as frentes".

"É uma estratégia para criar empregos, para ajudar os mutuários que são responsáveis, para reativar o crédito e para fazer nossa economia crescer a longo prazo. E já estamos vendo sinais de progresso", disse. "Vamos nos recuperar dessa recessão, mas levará tempo e precisamos ter paciência".

O presidente dos Estados Unidos destacou a confiança internacional no dólar e na economia americana. "No que se refere à confiança na economia americana e no dólar, lembro que o dólar está extraordinariamente forte neste momento", disse Obama.

"E a razão pela qual o dólar está forte neste momento é que os investidores consideram que os Estados Unidos têm a economia mais forte do mundo, com o sistema político mais estável do mundo".

Obama rejeitou ainda a adoção de uma nova moeda mundial para substituir o dólar, como propôs hoje o Banco Central da China. "Não acredito na necessidade de uma nova moeda global".

Com AFP.



Fonte: Redação Terra
Data: 25/03/2009
Visitas: 5061
Permalink: Situação da AIG piorou por falta de autoridade, diz Obama


ECONOMIA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 
BUSCA GOOGLE
Google


LOGIN




 
HLERA | Gaspar | Flog | Baladas | Agenda | Mensagens | Recados para Orkut | Web Developer | Orkut

Notícias de Economia: Situação da AIG piorou por falta de autoridade, diz Obama.
HLERA.COM.BR ® 2002-2024 - Política de Privacidade
 
Web Designer