NOTÍCIAS - HLERA
Orkut

 

ECONOMIA - Economia do Japão sofre sua pior contração desde 1974

A economia japonesa sofreu no quatro trimestre de 2008 sua pior contração desde 1974, com uma queda de 12,7% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo cifras oficiais divulgadas nesta segunda-feira, hora local. Este foi o terceiro trimestre consecutivo de crescimento econômico negativo no Japão.

Este retrocesso do PIB da segunda economia mundial e primeira da Ásia é o mais forte desde a queda de 13,1% em ritmo anual registrada no primeiro trimestre de 1974, em plena crise do petróleo.

Os economistas esperavam por uma contração de 11,6% a ritmo anual, e de 3% em relação ao trimestre anterior, segundo uma pesquisa realizada pelo jornal Nikkei com 22 especialistas.

O Japão se encontra oficialmente em recessão desde o terceiro trimestre de 2008, quando sua economia retrocedeu 0,6% em relação trimestre precedente, depois de uma contração de 0,9% no segundo trimestre.

Segundo a imprensa japonesa, o governo prepara um novo pacote de estímulo econômico para combater essa situação.

O primeiro-ministro, Taro Aso, deve encarregar nesta segunda-feira ao Partido Liberal Democrata (LDP) o início dos trabalhos para apresentar em abril um orçamento adicional ao Parlamento, com o objetivo de financiar o terceiro plano de reaquecimento desde o fim de 2008, informaram o jornal Yomiuri Shimbun e o canal de TV público NHK.

Alguns integrantes do governo defendem uma ajuda substancial, que poderia chegar a US$ 109 bilhões.

"Devemos atuar de forma contundente. Devemos fazer algo drástico", declarou Yoshihide Suga, ligado ao premier.

O pacote definiria o financiamento de grandes projetos públicos como a reconstrução de aeroportos e outras infraestruturas, ao mesmo tempo que estimularia o desenvolvimento de empresas com projetos ecologicamente corretos.



Fonte: AFP
Data: 15/02/2009
Visitas: 5787
Permalink: Economia do Japão sofre sua pior contração desde 1974


ECONOMIA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 
BUSCA GOOGLE
Google


LOGIN




 
HLERA | Gaspar | Flog | Baladas | Agenda | Mensagens | Recados para Orkut | Web Developer | Orkut

Notícias de Economia: Economia do Japão sofre sua pior contração desde 1974.
HLERA.COM.BR ® 2002-2024 - Política de Privacidade
 
Web Designer