O Orkut, como quase todo mundo já sabe, é uma rede de relacionamentos na internet e a Rede Social mais acessada no Brasil.
Nele você pode encontrar amigos de infância e fazer novos amigos.
Há relatos até de pessoas desaparecidas que foram encontradas por familiares através da Rede Social do Google.
O Orkut foi desenvolvido pelo engenheiro Orkut Büyükkokten, que deu nome à Rede Social, e foi lançado em 19 de Janeiro de 2004.
Orkut Büyükkokten nasceu na Turquia e é o projetista chefe do Orkut.
O Orkut é muitas vezes chamado por nomes estranhos como: okut, ocult, yarkut, uolkut, iogurt, iugurt, entre outros, mas nada mais estranho que chama-lo de Iogurte. Vai entender, não é?
Em Novembro de 2005, um grupo de pessoas registrou o domínio
www.orkut.com.br, que até então não estava reservado no Brasil (www.registro.br).
O endereço
www.orkut.com.br apontava para uma página com várias propagandas e um aviso dizendo que aquele não era o site Orkut do Google.
Esse fato gerou várias confusões por parte dos usuários e foi parar como notícia em vários Blogs da internet.
O responsável pelo registro do domínio ficou com vergonha por ter gerado essa confusão e acabou por doar o domínio
www.orkut.com.br para o
Orkut.com.
Muitos blogueiros consideram o Orkut um site para "miguxos", pois existem muitas besteiras postadas e perde-se muito tempo durante o dia navegando sem sair do site.
Sinceramente, depois de alguns anos cadastrado no Orkut, considero o mesmo um local virtual de extrema importância, pois através dele é possível participar de comunidades sobre um tema e discuti-lo, trocando diversas informações com os demais usuários.
Um exemplo disso é a comunidade sobre Hardware. Nela você pode criar tópicos com dúvidas sobre o tema e em poucos instantes, você será respondida por outros membros da comunidade.
Há situações, onde você não encontrará nenhum resultado no Google e outros buscadores, mas encontrará resultados dentro do Orkut.