Esqueça influência da família ou educação. Quando se trata de ser um empresário, os genes parecem ter um papel importante na definição de quem será patrão e quem será assalariado, afirmam cientistas.
Um estudo de gêmeos idênticos conduzido por pesquisadores da Inglaterra e dos Estados Unidos sugere que o ambiente familiar tem pouca influência sobre quem será empresário porque quase metade da propensão de uma pessoa para se tornar dona de um negócio próprio é vinculada aos genes.
"Essa herança relativamente elevada sugere a importância de se considerar fatores genéticos para se explicar porque algumas pessoas são empresárias, enquanto outras não são", disse o professor Tim Spector, do St. Thomas Hospital em Londres.
Ao comparar os empregos de 609 pares de gêmeos idênticos, que compartilham os mesmos genes, e de 657 pares de gêmeos não-idênticos, Spector e cientistas do Imperial College em Cleveland analisaram o impacto da genética e do ambiente sobre os empresários.
A taxa de independentes entre gêmeos era a mesma do que na população em geral. Spector e sua equipe descobriu que os gêmeos idênticos aumentaram as chances de seus irmãos seguirem o mesmo caminho mais do que gêmeos não-idênticos, o que sugere que os genes são importantes.
"A evidência mostra que fatores genéticos influenciam uma variedade de áreas relacionadas a negócios, desde satisfação com o emprego a interesses vocacionais e valores de trabalho", disse o pesquisador.
Os pesquisadores, que apresentaram as descobertas na London Business School, acreditam que os genes podem ter um impacto em traços pessoais e habilidades que podem influenciar fatores envolvidos no desenvolvimento das pessoas como empresários.
Spector é diretor da Twin Research Unit do St. Thomas Hospital, que tem registros de 10 mil gêmeos que foram estudados sobre uma série de doenças, traços de personalidade e habilidades.
Fonte: Reuters
Data: 06/06/2006
Visitas: 5863
Permalink:
Estudo diz que genes determinam quem será chefe