A Euro NCAP - entidade com sede em Bruxelas que realiza testes em carros de passeio vendidos na Europa - acaba de divulgar novos e surpreendentes resultados sobre a segurança que os veículos oferecem no caso de colisões traseiras. Dos 25 modelos testados, apenas cinco se saíram bem. Foram eles: Volvo XC60, Alfa Romeo Mito, Volkswagen Golf VI, Audi A4 e Opel Insígnia.
“Sem este teste, o consumidor nunca saberia como é a performance do assento em casos de colisões traseiras. Isso certamente encorajará os fabricantes a pensarem mais sobre o projeto e o design dos bancos”, disse Michiel Van Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP.
Entre os carros que oferecem mais riscos neste tipo de acidente em velocidade reduzida, oito se destacam: Daihatsu Cuore, Citroën Berlingo, Hyundai i10, Citroën C5, Ford Kuga, Daihatsu Terios, Peugeot 308CC e Suzuki Splash.
No teste, a entidade levou em consideração aspectos geométricos do banco do carro, tamanho e forma do encosto de cabeça e proximidade entre ele e o ocupante, além, claro, da performance durante o crash test.
Técnicos também concluíram que o preço do automóvel não está, necessariamente, atrelado à segurança nas condições testadas. E dá como exemplo os sistemas pró-ativos apresentados pelo BMW X3 e pela Mercedes-Benz Classe M, modelos que não corresponderam às expectativas.
Fonte: Globo
Data: 27/11/2008
Visitas: 4373
Permalink:
Carros são reprovados em crash test