NOTÍCIAS - HLERA
Orkut

 

AUTOMÓVEIS - Carro chinês desafia o 'império' da Lada em Cuba

Depois de três décadas como o carro-símbolo de Cuba, o veículo Lada, de fabricação russa, agora enfrenta um forte concorrente vindo da China. Ministros, membros do governo e até a polícia cubana estão trocando seus Ladas, com direção rígida e câmbio manual, pelo chinês Geely CK, com direção hidráulica e câmbio automático. A invasão do sedã chinês na ilha simboliza a aliança de Cuba com Pequim.

A China, segundo maior parceiro comercial de Cuba depois da Venezuela, tem mostrado uma capacidade de dominar os mercados ao redor do mundo com muitos dos seus produtos.

Mas os cubanos dizem que seu amor pelos Ladas, que são provavelmente a herança mais visível da aliança com a antiga União Soviética durante a Guerra Fria, vai garantir a sobrevivência do carro russo nas estradas cubanas.

"Eu acho que não será fácil substituir o Lada", disse David Pena, 39 anos, mecânico que recentemente fundou um clube de colecionadores de carros russos. "Para nós, este carro é como um membro da família."

Cuba é conhecida pela frota de carros antigos americanos que rondam as ruas. Na verdade, a frota de Ladas supera a dos carros norte-americanos dos anos 50. Estima-se que circulam pela ilha 100 mil Ladas e 60 mil veículos antigos dos Estados Unidos, como Oldsmobile, Cadillac e Chevrolet Bel Air.

O Geely CK é baseado em um projeto da Daewoo e alimentado por um motor de 1,5 litro licenciado da Toyota. O modelo começara a aparecer com freqüência crescente nas ruas de Havana. Tem uma aparência elegante e moderna, e tem ar condicionado, vidros elétricos e CD player.

A presença dos carros chineses por enquanto se limita a veículos do governo e carros de aluguel, mas o número deve crescer com as relações econômicas de China com Cuba e os interesses comerciais da ilha.

A Geely, maior fabricante de carros na China, cuja estratégia mundial foi fundada sobre a exportação de veículos de baixo custo, vendeu mais de 1.500 carros para Cuba este ano.

Carro ‘cult’

Baseado no Fiat 124 da década de 1960, o Lada tornou-se um objeto “cult” em Cuba. A União Soviética passou a exportar o veículo para a ilha na década de 1970. O carro, que não tinha nem calotas, ganhou a reputação de ser durável e fácil de ser consertado. "Qualquer um pode consertar um Lada com apenas um pedaço de fio", disse Carlos, um mecânico veterano em Havana. "Se você perguntar a um cubano ele vai dizer que não troca o seu Lada por nada neste mundo".

Muitos cubanos desconfiam de que o Geely consiga sobreviver às ruas esburacadas de Cuba. A Rússia tinha planos de construir uma fábrica de Lada em Cuba para vender automóveis em toda a América Latina, mas o projeto foi colocado em compasso de espera por causa da recessão mundial.


Fonte: Globo
Data: 29/09/2009
Visitas: 10889
Permalink: Carro chinês desafia o 'império' da Lada em Cuba


AUTOMÓVEIS - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 
BUSCA GOOGLE
Google


LOGIN




 
HLERA | Gaspar | Flog | Baladas | Agenda | Mensagens | Recados para Orkut | Web Developer | Orkut

Notícias de Automóveis: Carro chinês desafia o 'império' da Lada em Cuba .
HLERA.COM.BR ® 2002-2024 - Política de Privacidade
 
Web Designer