A Argentina reverteu nos nove primeiros meses deste ano seu tradicional saldo comercial negativo com o Brasil em automóveis. O país vizinho teve superávit de US$ 905 milhões com o Brasil, segundo informações de uma consultoria privada divulgados nesta segunda-feira (26).
De janeiro a setembro do ano passado, a Argentina teve déficit de US$ 359 milhões com o Brasil, de acordo com estudo da consultoria Investigaciones Económicas Sectoriales.
O estudo diz que "graças à recuperação da economia do Brasil, as montadoras argentinas conseguirão em 2009 sair com sucesso da abrupta queda das vendas no mercado interno".
Do total das exportações argentinas de automóveis, 88,9% tiveram como destino o Brasil, seguido pelo México, com 5,5%.
Tanto o México quando outros mercados importantes da Argentina registraram neste ano uma forte queda das compras de automóveis, devido à crise financeira global.
As importações do setor automobilístico à Argentina também são encabeçadas pelo Brasil, que foi a origem de 74% das compras de janeiro a setembro deste ano, com a alta das vendas no segmento de automóveis pequenos.
Depois do Brasil vêm o México (11,8%), Alemanha (4,2%), Coreia do Sul (3,3%), Japão (1,9%) e Estados Unidos (1,7%). A maioria das importações dos quatro últimos pela Argentina são concentradas em veículos de luxo.
A indústria automotiva argentina, atingida pela crise, deve encerrar o ano com a produção de 450 mil unidades, a terceira maior da história, depois de 1998 e 2008, que registrou o recorde de 597.086 unidades produzidas.
Fonte: Globo
Data: 27/10/2009
Visitas: 9195
Permalink:
Argentina tem superávit no comércio de carros com o Brasil