NOTÍCIAS - HLERA
Orkut

 

GASPAR-SC - Gaturamo-verdadeiro vence eleição da ave-símbolode Gaspar

Após 15 dias de votação, o Gaturamo-verdadeiro (Euphonia violacea) venceu a eleição para a escolha da ave-símbolo de Gaspar, em Santa Catarina. A ave obteve 5.177 votos, que representam 35,62% do total (14.535). Em segundo lugar ficou o Macuco (Tinamus solitarius), com 3.917 votos, seguido da Coruja-de-igreja (Tyto alba), com 3.157 votos e da Garça-branca-pequena (Egretta thula), que obteve 2.183 votos. A eleição envolveu a participação de 25,07% da população gasparense. A escolha da ave-símbolo foi promovida pelo Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu (COAVE) e pelo Grupo UNIASSELVI/FAMEBLU, apoiados por diversas entidades locais que formaram a Comissão Organizadora da eleição.

Para conhecer o resultado da votação, por urna, acesse o site do COAVE: www.coave.org.br

De acordo com o presidente do COAVE, Maicon Mohr, a escolha da ave-símbolo de Gaspar foi importante pois criou uma mobilização no município em prol do Meio Ambiente e resultou em mais uma bandeira para a Educação Ambiental. A legitimação da escolha popular deverá ocorrer nos próximos dias, através da aprovação de uma lei na Câmara de Vereadores.

Gaspar foi o sétimo município da região do Vale do Itajaí a realizar a escolha democrática da sua ave-símbolo. O processo de escolha das aves-símbolo foi promovido pela primeira vez no ano de 2009, em Indaial. Recentemente, em eventos sobre ornitologia, o COAVE foi procurado por representantes de municípios de outras regiões, e até mesmo de outros países, para repassar o know-how da realização da consulta popular.

Conheça a ave

Com até 12 centímetros de comprimento, o Gaturamo-verdadeiro possui o lado superior negro com forte brilho azulego. Sua testa, lado inferior, e também a garganta, são de coloração amarelo-escuro. Porém, a fêmea, que é conhecida como Gaipava, apresenta as partes superiores verde-oliváceas e as inferiores amarelo-oliváceas. Habita a borda da mata, fruteiras em plantações, árvores densas em parques, e outros locais semelhantes. Vive aos pares ou em pequenos grupos e junta-se com frequência a bandos mistos de outras aves. Além de ser muito apreciado por seu canto melodioso, o macho costuma imitar as vocalizações de uma grande variedade de aves, como gaviões, papagaios, tucanos e gralhas. Esta espécie alimenta-se de frutos. Em Gaspar, pode ser observada especialmente em pomares. A espécie possui este nome por ser o mais comum entre tantas outras espécies de Gaturamo que existem no Brasil.
Comissão Organizadora: Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu (COAVE), Grupo UNIASSELVI/FAMEBLU, Câmara Municipal de Vereadores, Secretaria Municipal de Educação, Gerência Regional de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Departamento de Meio Ambiente de Gaspar, Polícia Militar Ambiental, Associação Empresarial de Gaspar (ACIG), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação de Micro e Pequenas Empresas (AMPE), Ordem Franciscana Secular (OFS), Programa de Recuperação Ambiental - Bunge Natureza e Conselho Municipal de Turismo de Gaspar.


Fonte: Assessoria
Data: 31/08/2011
Visitas: 15966
Permalink: Gaturamo-verdadeiro vence eleição da ave-símbolode Gaspar


GASPAR-SC - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 
BUSCA GOOGLE
Google


LOGIN




 
HLERA | Gaspar | Flog | Baladas | Agenda | Mensagens | Recados para Orkut | Web Developer | Orkut

Notícias de Gaspar-SC: Gaturamo-verdadeiro vence eleição da ave-símbolode Gaspar .
HLERA.COM.BR ® 2002-2024 - Política de Privacidade
 
Web Designer