ORKUT - HLERA
Orkut

SOCIAL
 

ORKUT - COMO FUNCIONA?

COMO FUNCIONA O ORKUT?

Perfil:
Cada pessoa no Orkut tem um perfil dividido em três partes:
Social: No perfil social ou geral a pessoa pode falar um pouco de si mesmo alem de características como gostos, livros preferidos, música, programas de TV, filmes, entre outras coisas.



Profissional: Mostra a profissão da pessoa, informações sobre seu grau de instrução e carreira.

Pessoal: Sua função é a de apresentar o perfil pessoal do indivíduo de forma a facilitar as relações interpessoais. Apresenta informações físicas e sobre o tipo de pessoa que ela gostaria de se relacionar ou até mesmo namorar/casar.


Amigos:
Cada usuário tem um grupo de amigos que pode chegar a, no máximo, 1.000 pessoas (o número foi instituído para evitar abusos - podendo ser ultrapassado devido a bugs no sistema). O usuário pode classificá-los como: desconhecido, conhecido, amigo, bom amigo e melhor amigo. Cada amigo tem outro amigo, e dessa maneira cada usuário do Orkut é ligado de algum modo com todas as pessoas através dessa rede social.




Comunidades:
As pessoas podem entrar nas comunidades (as comunidades não possuem limite de participantes, mas você pode adicionar no máximo 1000 comunidades), que podem funcionar como fóruns de interesses comuns. Por exemplo: se alguém gosta de futebol, pode-se entrar em uma comunidade com o nome Eu amo futebol. Outras pessoas podem participar dessa comunidade também e assim poderão discutir qualquer assunto, geralmente relacionados ao tema. Nas comunidades existem duas áreas de interação: o fórum e os eventos.

O fórum funciona por meio de tópicos. Uma pessoa elabora um assunto, com um título e um texto e permite que outros possam lê-lo e deixar alguma mensagem. É possível conversar no Orkut, porém não de forma instantânea.

Os eventos são explanações fixas, que normalmente comunicam algum acontecimento. Eles não podem ser respondidos. Na maioria dos casos, os eventos são utilizados para fazer spam do tipo "fique rico trabalhando em casa" ou "festa em tal bar".

Cada comunidade possui um dono, o qual poderá escolher até 10 moderadores que poderão autorizar ou não a entrada de um novo perfil, no caso da comunidade ser "fechada". Se ela for "aberta", qualquer um pode entrar. Quando algum perfil comete algum ato impróprio na comunidade, ele também pode ser banido pelo dono ou moderadores, temporariamente ou infinitamente. A grande maioria das comunidades não são moderadas, pois até a data de 20 de outubro de 2006 o dono não poderia delegar as funções de moderador a outros usuários, havendo, portanto, um só moderador (o dono) que não dava conta de tantos spams e tópicos que não renderão nada.


Sistema de busca:
O Orkut conta com um grande sistema de busca de comunidades e amigos. O banco de dados do Orkut conta com milhares de comunidades e perfis, por isso na hora de buscar deve-se ter todo um critério de busca para ser o mais preciso possível para não precisar achar uma certa pessoa página por página. A busca de pessoas está disponível por sexo, local, idade, tipo de relacionamento, interesses, etnia, orientação sexual, visão política, religião, detalhes como se a pessoa fuma ou bebe, animais de extimação, com quem mora, se tem filhos, o humor da pessoa, o estilo, educação (ensino), cor dos olhos, cor do cabelo, tipo físico, arte no corpo, aparência, o que você mais gosta e o que mais te atrai etc.

É possível também fazer uma busca simples por nome, a busca de comunidades consiste em um único termo digitado no campo de busca na página de comunidades por idioma ou em 28 categorias, que são, Atividades, Alunos e Escolas, Artes e Entretenimento, Automotivo, Negócios, Cidades e Bairros, Empresa, Computadores e Internet, Países e Regiões, Culturas e Comunidade, Família e Lar, Moda e Beleza, Culinária, Bebidas e Vinhos, Jogos, GLS (Gays, Lésbicas e Bi), Governo e Política, Saúde, Bem-estar e Fitness, Hobbies e Trabalhos Manuais, Pessoas, Música, Animais de estimação ou não, Esportes e Lazer, Religiões e Crenças, Romances e Relacionamentos, Escolas e Cursos, História e Ciências, Viagens e outros. O Orkut conta com milhares de comunidades dos mais variados assuntos.


Visitantes do perfil:
A partir do dia 22 de abril de 2006 os usuários do sistema puderam contar com uma nova ferramenta, a opção "visualizações do seu perfil" que mostra o número de vezes que os membros do Orkut visualizaram seu perfil e lista os últimos cinco membros que o visualizaram.
Não satisfeitos com essa nova ferramenta, alguns usuários sentiram uma certa invasão de privacidade, pois ao entrarem no sistema avistaram esse recurso ativado. E assim ficaram registrados nos perfis de outros usuários sem autorização prévia. Há quem o defende e há os que são totalmente contra.
Por causa da polêmica, o Orkut disponibilizou um recurso para desativar a opção na página de configurações e assim acessar perfis anonimamente, entretanto, isso faz com que o usuário também não saiba quem visualizou o seu perfil.


Teoria dos seis graus de separação:
A teoria dos seis graus de separação diz que todas as pessoas no mundo podem ser conectadas a qualquer outra por uma rede de no máximo cinco intermediários. Alguns estudiosos do fenômeno dizem que o Orkut é suficiente para provar que essa teoria é verdadeira.


Scraps:
Cada perfil de usuário conta com uma página de comentários individual como uma forma de interação entre os usuários. Quando o Orkut ainda não contava com uma versão em português, esta era chamada de scrapbook. Para facilitar na linguagem, os recados passaram a ser chamados de scraps. Cabe aos usuários, destinatários ou autores dos scraps, a sua eliminação ou manutenção. Muitos os eliminam para manter a privacidade. Outros os mantêm como "índice de popularidade". Existem várias formas de se "manter popular", e cabe a cada um como fazer isto. Uma delas consiste em adicionar um maior número de pessoas, até ficar com um perfil cheio. O número de amigos no orkut era ilimitado até meados de agosto. Agora o limite volta para 1000 amigos. Quando isso acontece as pessoas podem ou deixar o perfil sem adicionar mais ninguém ou criar outro perfil para poder ter mais conexões de amigos.

Recentemente, o termo scrap tornou-se tão popular que é comum ouvir um ou outro dizer, por exemplo: "você recebeu o scrap que mandei ontem?" ou "ainda não respondi ao seu scrap".

Em um certo período, existiram programas e sites que tornaram o scrapbook um alvo fácil para spamming, infernizando a vida da maioria dos usuários. Os programas vão desde uma única mensagem sendo mandada múltiplas vezes até uma mensagem mandada para todos os amigos de uma única só vez. Na maioria das vezes, os usuários fazem isso para divulgar shows, correntes ("mande este scrap para 25 pessoas, e seu desejo vai se realizar em uma hora"), propagandas, mensagens de fim de ano, de Natal e de outras datas festivas.

Em um determinado período a prática de spam foi combatida com um sistema de autenticação visual para evitar que mensagens fossem enviadas automaticamente para milhares de pessoas, porém após o teste, o sistema preferiu manter o livre envio de mensagens, não resolvendo portanto o problema do spam.
 
BUSCA GOOGLE
Google


LOGIN




 
HLERA | Gaspar | Flog | Baladas | Agenda | Mensagens | Recados para Orkut | Web Developer | Orkut

Como funciona?. Faça o login no ORKUT no trabalho. Cadastre-se agora no Orkut sem convites! Participe de comunidades, recupere sua senha, envie mensagens.
HLERA.COM.BR ® 2002-2017 - Política de Privacidade
 
Web Designer