ORKUT - HLERA
Orkut

SOCIAL
 

ORKUT - WIKIPEDIA

O Orkut (ou orkut) é uma rede social filiada ao Google, criada em 19 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google. Tais sistemas, como esse adotado pelo projetista, também são chamados de rede social.

Nota sobre o nome: apesar de Orkut ser um nome próprio, na programação visual do site (títulos e logos) a palavra está em minúscula (orkut).

SISTEMA DO ORKUT

Perfil
Os usuários cadastrados no Orkut registram um Perfil (Profile) que contém desde informações básicas de acesso como informações secundárias. Cada um dos usuários no Orkut tem um perfil próprio que é dividido em três partes:
  • Social: Perfil social ou geral o usuário pode falar um pouco de si mesmo, de características como gostos, livros preferidos, músicas, programas de TV, filmes, etc.
  • Profissional: Seleção da atividade profissional com informações sobre seu grau de instrução e carreira.
  • Pessoal: Apresenta o perfil pessoal do indivíduo de forma a facilitar as relações interpessoais. Apresenta informações físicas, e sobre o tipo de pessoa que ela gostaria de se relacionar, ou mesmo até mesmo namorar/casar.
As pessoas que freqüentam o site costumam se referir a seus perfis como "meu Orkut". Provavelmente porque o idioma era em inglês, no começo. Ficaria no mínimo estranho usar o termo "profile" no meio de uma conversa.


Visitantes do perfil
Desde o dia 22 de abril de 2006 os usuários do sistema podem contar com a ferramenta "visualizações do seu perfil", que mostra o número de vezes que outros membros do Orkut visualizaram seu perfil e lista os últimos dez membros o fizeram. A nova ferramenta deixou muitos usuários descontentes. Eles argumentaram a favor da liberdade de navegar livremente pelas páginas. Por outro lado, haviam aqueles que preferiam a ferramenta tal como foi criado porque funcionava bem para saber quem vigiava seus recados.

Por causa da polêmica, o Orkut disponibilizou um recurso para desativar a opção na página de configurações e assim permitir o acesso a perfis anonimamente. Entretanto, isso faz com que o usuário também não saiba quem visualizou o seu perfil. A fim de manter o recurso ativado e não deixar que saibam que visitou perfis, uma minoria de usuários criou perfis alternativos que têm a opção de visualização de perfis desativada. Tal prática, apesar de não ser muito incomum, é condenada pelo Orkut e pelos próprios usuários, já que a reciprocidade da opção de visitantes de perfil não é, assim, mantida.


Amigos
Cada usuário tem um grupo de amigos que pode chegar a, no máximo, 1.000 pessoas (o número foi instituído para evitar abusos - podendo ser ultrapassado devido a bugs no sistema e uso de javascripts construídos pelos próprios usuários para essa finalidade). O usuário pode classificá-los como: desconhecido, conhecido, amigo, bom amigo e melhor amigo; apesar da existência dessa classificação, ela não é essencial, ficando a critério de cada um utilizá-la ou não. O usuário ainda pode classificar seus amigos por grupos personalizados para poder organizar melhor sua listagem de amigos.


Comunidades
As comunidades nada mais são do que fóruns modificados, com o diferencial de que sua estrutura foi planejada para facilitar o uso. Assim, qualquer pessoa pode aprender a lidar com os recursos de uma comunidade com relativa facilidade. É esse um dos possíveis motivos do sucesso que é o Orkut hoje. Facilitar o uso é uma idéia que funciona no quesito atrair usuários. Provas recentes são as criações Windows Vista e Web 2.0, ambas com foco na já mencionada facilitação de uso.

Ainda assim, não é só o design aperfeiçoado das comunidades que sobrepujam em facilidade de uso os fóruns mais tradicionais, mas também a clara falta de recursos. O Orkut ainda não permite que seus usuários publiquem imagens em suas postagens, muito menos que tenham autonomia na alteração do código HTML. Muitos insistem para que o serviço continue assim temendo que os erros tornem-se mais freqüentes.

Os recursos oferecidos por uma comunidade podem ser dividos em três categorias:
  • Fórum: É onde fica a maior parte do conteúdo. Os membros discutem o assunto proposto em cada tópico e criam outro
  • Enquetes: Na segunda quinzena de março de 2007, foi criada a opção Enquete, a fim de colher opiniões de membros de uma comunidade de forma quantitativa. Qualquer um pode criar ou excluir uma enquete sua. Excluir enquetes de outras pessoas é um poder concedido apenas ao dono e aos mediadores. O sistema ainda permite que se coloque figuras para as alternativas e que se postem comentários nas enquetes, porém apenas o dono ou mediadores da comunidade podem apagar comentários, caso os achem inconvenientes. As enquetes, ao serem formuladas, podem ter um prazo para encerramento de votos ou não.
  • Eventos: O site incentiva as relações sociais sugerindo encontros fora da rede. Este é o espaço em que tais encontros podem ser divulgados.
Tudo isso é administrado pelo dono da comunidade que pode escolher até dez mediadores para ajudá-lo. O dono pode fazer tudo aquilo que julgar necessário, desde apagar postagens até banir membros. De forma parecida, os mediadores podem fazer de tudo isso mas não possuem poder para alterar as condições de outro mediador. É quase desnecessário dizer que ninguém pode expulsar o dono.


Sistema de busca
O Orkut conta com um grande sistema de busca de comunidades, amigos e mais recentemente de tópicos nas comunidades. Nada mais natural, já que o dono do Orkut é um funcionário do Google. O banco de dados do Orkut conta com milhões de comunidades e perfis. Por isso, na hora de buscar, recomenda-se especificar a busca a fim de obter resultados mais precisos.

CURIOSIDADES DO ORKUT

Recentemente, o termo scrap tornou-se tão popular que é comum ouvir um ou outro dizer, por exemplo: "você recebeu o scrap que mandei ontem?" ou "ainda não respondi ao seu scrap".


Spam
Existem programas e sites que tornaram o scrapbook um alvo fácil para spam, desorganizando a página de recados da maioria dos usuários. Os programas vão desde um único recado sendo mandada várias vezes até uma mensagem mandada para todos os amigos de uma só vez. Na maioria das vezes, os usuários fazem isso para divulgar shows, "correntes" (tais como "mande este scrap para 25 pessoas, e seu desejo vai se realizar em uma hora"), propagandas e mensagens de datas festivas.

Em um determinado período a prática de spam foi combatida com um sistema de autenticação visual para evitar que mensagens fossem enviadas automaticamente para milhares de pessoas, porém após o teste, o sistema preferiu manter o livre envio de mensagens, não resolvendo, portanto, o problema do spam.


ScrapChat
Concentração de várias pessoas no ScrapBook de um certo indivíduo para conversar, assim aumentando seus scraps no Orkut. Esse tipo de atitude também tem seu lado difamatório, muitas vezes com ataques ofensivos às pessoas que recebem estas mensagens (flood). Em outubro de 2007 foi adicionada a ferramenta para escolher entre receber recados de todos os usuários, amigos e amigos dos amigos e simplesmente dos amigos. Até mesmo o ScrapBook do criador do site é afetada pelo ScrapChat involuntário, atingindo mais de 600 mil recados[2]. O ato convidar amigos para juntos conhecerem mais pessoas através desta forma de bate-papo é interessante para usuários. Alguns deles brincam usando o termo 'Chatorkut'. Em Fevereiro de 2006, após ser chamada ao palco pelo vocalista da banda irlandesa U2, Bono Vox, e dele receber um "selinho", Katilce Miranda bateu recorde de recados no Orkut, recebendo cerca de quatro milhões de recados em apenas 11 dias e chegando a atingir uma média de 25 recados por segundo. O número só não ficou maior porque o perfil dela foi apagado.


Fãs
Fã é uma opção encontrada no Orkut para demonstrar que se gosta muito de um amigo. É possível se declarar fã de qualquer amigo da lista.


Orkuticídio
Cometer um "orkuticídio" é um termo usado no sentido figurado de "suicídio" para quando algum usuário exclui ou pretende excluir sua conta no sistema. O termo foi bastante usado pela imprensa brasileira. O Orkut mantém-se tão atualizado com as tendências que comunidades sobre todos os assuntos continuam a surgir. Para o termo Orkuticídio também já surgiram algumas comunidades. A maioria delas com poucos integrantes, já que muitos deles já se "orkuticidaram". No Orkuticídio muitas pessoas perdem grandes amigos e que só ficam sabendo dessa perda após a subtração deste no número de amigos.


The Simkut
Simkut são quando pessoas criam profiles do orkut para seu sims (bonecos do The Sims 2). São como fakes.

OUTRAS REDES SOCIAS COMO O ORKUT

Em contraponto ao fenômeno Orkut como ferramenta de relacionamento, mesclado a entretenimento, existem outras redes de relacionamento que mativeram o seu foco no relacionamentos profissionais. É o caso do LinkedIn, OpenBC e a brasileira Via6 (ex-Syxt). Há regras de conduta bem definidas e políticas de moderação nessas comunidades. Não há espaço para informalidade.

BENEFÍCIOS DO ORKUT

Apesar dos problemas e malefícios provocados pelo Orkut, esta se tornou uma ferramenta importante na agregação de pessoas com interesses em comum. Esta agregação permite, entre outras coisas:
  • Agrupar profissionais da mesma área para discussões técnico-científicas;
  • Utilidade pública por orientações e esclarecimentos à população, particularmente em comunidades da área de Saúde;
  • Agrupar vítimas de crimes, portadores de doenças raras e familiares de pessoas desses grupos, levando ao apoio mútuo, compartilhamento de experiências e conhecimento e, em alguns casos, a formação de entidades de apoio.
 
BUSCA GOOGLE
Google


LOGIN




 
HLERA | Gaspar | Flog | Baladas | Agenda | Mensagens | Recados para Orkut | Web Developer | Orkut

Wikipédia. Faça o login no ORKUT no trabalho. Cadastre-se agora no Orkut sem convites! Participe de comunidades, recupere sua senha, envie mensagens.
HLERA.COM.BR ® 2002-2018 - Política de Privacidade
 
Web Designer