NOTÍCIAS - HLERA
Orkut

 

SAÚDE - Fumo e obesidade podem prejudicar audição, diz estudo

Fumo e obesidade podem contribuir para danos permanentes à audição, segundo um estudo liderado pela Universidade da Antuérpia, na Bélgica, e parcialmente financiado pela caridade britânica Royal National Institute for the Deaf (RNID).

Segundo o estudo, tanto o fumo como a obesidade podem ameaçar o fluxo de sangue ao ouvido, e a seriedade dos danos está diretamente associada ao nível de obesidade e à duração do hábito de fumar.

A pesquisa envolveu 4.083 homens e mulheres com idades entre 53 e 67 em sete países europeus. Todos os participantes passaram por um teste de audição e responderam perguntas sobre seu estilo de vida e trabalho.

Segundo um dos autores da pesquisa, Erik Fransen, da Universidade da Antuérpia, o estudo observou que a habilidade de ouvir sons de alta freqüência era prejudicada em fumantes e obesos.

No caso do fumo, o problema começava a despontar depois de a pessoa fumar regularmente por mais de um ano.

E, segundo Fransen, ao contrário de outras partes do corpo, uma vez que o dano no aparelho auditivo ocorre, não há perspectiva de recuperação.

Fluxo de sangue

A teoria por trás do dano à audição é semelhante às que explicam como o fumo e a obesidade podem prejudicar outros órgãos.

Tanto o fumo como a obesidade prejudicam o fluxo de sangue pelo corpo. Nesse caso, a quantidade de oxigênio que chega à cóclea, no ouvido, é reduzida, o que pode levar a um aumento de radicais livres no tecido da cóclea, causando danos, morte de células e eventual perda de audição. Mas o estudo ressalta que novas pesquisas são necessárias para entender exatamente porque fumo e obesidade causam perda de audição.

Amanda Sandford, da organização não-governamental britânica Action on Smoking and Health (ASH), disse que os resultados, publicados no Journal of the Association for Research into Otolaryngology, deveriam servir como um alerta principalmente a jovens fumantes.

"Há muitos jovens que acreditam que podem parar de fumar na meia-idade e escapar das doenças associadas ao fumo. (Mas), nesse caso, o dano já pode ter sido causado", afirmou.

Apesar de destacar os efeitos que o fumo e a obesidade podem ter sobre a audição, o estudo afirma que o impacto não é tão sério como o causado pela exposição a níveis altos de barulho no local de trabalho.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), exposição ao barulho excessivo é a principal causa evitável de perda de audição no mundo.

Fonte: BBC
Data: 10/06/2008
Visitas: 6253
Permalink: Fumo e obesidade podem prejudicar audição, diz estudo


SAÚDE - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 
BUSCA GOOGLE
Google


LOGIN




 
HLERA | Gaspar | Flog | Baladas | Agenda | Mensagens | Recados para Orkut | Web Developer | Orkut

Notícias de Saúde: Fumo e obesidade podem prejudicar audição, diz estudo.
HLERA.COM.BR ® 2002-2024 - Política de Privacidade
 
Web Designer