NOTÍCIAS - HLERA
Orkut

SOCIAL
 

SAÚDE - Espanha: cirurgia põe mão direita em braço esquerdo

Um hospital em Valencia, Espanha, realizou um transplante incomum no final de abril. Um paciente de 63 anos que havia perdido a mão esquerda pôs no lugar sua mão direita, informaram nesta segunda-feira fontes da Fundação Galeno, especialista em transplantes e cirurgias de reconstrução.

A operação foi liderada pelo cirurgião espanhol Pedro Cavadas. O paciente que sofreu o transplante pedeu sua mão esquerda há 40 anos. Há três anos, ele teve seu braço direito inutilizado após um acidente cardiovascular.

"Já não podia fazer nada. Precisava de ajuda para tudo", disse Virginia Cavadas, membro da Fundação e irmã do cirurgião. As vantagens deste tipo de "autotransplante" - em que o doador é a mesma pessoa que o receptor - é que o paciente não precisa fazer tratamento contra a rejeição do órgão transplantado e o índice de êxito é maior.

Mais que um simples transplante, o doutor Cavadas teve de "mudar toda a estrutura da mão e fazer um trabalho delicado com os tendões e os ossos" para que as articulações da mão direita correspondessem às do braço esquerdo, informou Virginia Cavadas.

Durante a cirurgia de mais de 13 horas, o médico e sua equipe moveram o polegar do paciente por razões práticas e para evitar um efeito estético negativo. Mais de um mês depois da operação, o paciente "está feliz. Já pode mover a mão", assegurou Virginia Cavadas.

O doutor Pedro Cavadas foi responsável, no final de 2006, pelo primeiro transplante de duas mãos na Espanha e também realiza trabalhos humanitários na África.



Fonte: AFP
Data: 04/06/2007
Visitas: 6086
Permalink: Espanha: cirurgia põe mão direita em braço esquerdo


SAÚDE - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 
BUSCA GOOGLE
Google


LOGIN




 
HLERA | Gaspar | Flog | Baladas | Agenda | Mensagens | Recados para Orkut | Web Developer | Orkut

Notícias de Saúde: Espanha: cirurgia põe mão direita em braço esquerdo.
HLERA.COM.BR ® 2002-2018 - Política de Privacidade
 
Web Designer