NOTÍCIAS - HLERA
Orkut

 

ECONOMIA - Apenas o governo pode salvar a economia, diz Obama

O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou nesta segunda-feira (9) que o "governo federal é a única entidade capaz de oferecer recursos para reativar a economia do país, que enfrenta sua maior crise desde a Grande Depressão". A declaração foi dada na primeira entrevista coletiva de Obama como presidente.

Ao iniciar a entrevista para mais de 100 jornalistas na Casa Branca, o presidente dos EUA fez um novo apelo para aprovação do plano econômico estimado em US$ 827 bilhões que deve ser votado nesta terça (10) pelo Senado. Para Obama, o Congresso deve "superar suas divergências" e aprovar "nesta semana" o pacote para que os EUA "voltem a trabalhar".

"Apenas o governo que pode quebrar o ciclo vicioso no qual a perda de empregos leva as pessoas a gastarem menos dinheiro, e, consequentemente, a mais demissões. E quebrar esse ciclo é exatamente o que o plano que está tramitando no Congresso foi desenhado para fazer", declarou.

Ele advertiu que se o governo não agir, a economia norte-americana corre o risco de mergulhar em uma "espiral negativa", que pode prolongar a atual recessão.

"Essa não é uma recessão comum. Estamos atravessando a pior crise econômica desde a Grande Depressão", disse Obama durante entrevista coletiva. Ele citou a "década perdida" do Japão, nos anos 1990, como exemplo do que pode acontecer quando a economia não consegue ressuscitar.

"Perdemos até agora 3,6 milhões de empregos. Mas o que talvez seja mais perturbador é que quase a metade dessas perdas aconteceram nos últimos três meses, o que significa que os problemas estão acelerando em vez de melhorarem", disse o presidente.



Fonte: Globo
Data: 10/02/2009
Visitas: 4954
Permalink: Apenas o governo pode salvar a economia, diz Obama


ECONOMIA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 
BUSCA GOOGLE
Google


LOGIN




 
HLERA | Gaspar | Flog | Baladas | Agenda | Mensagens | Recados para Orkut | Web Developer | Orkut

Notícias de Economia: Apenas o governo pode salvar a economia, diz Obama.
HLERA.COM.BR ® 2002-2024 - Política de Privacidade
 
Web Designer