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AUTOMÓVEIS - Veja como se prevenir do combustível adulterado

Muitos internautas enviaram perguntas sobre cuidados que devem ter na hora de encher o tanque do carro. Combustível adulterado pode afetar o desempenho do motor e causar muita dor-de-cabeça ao dono do veículo. Veja como se prevenir da gasolina ou álcool 'batizados'.

Estou sempre tendo problema com combustível. Em menos de um mês tive que limpar o bico de injeção pois abasteci com combustível 'batizado'. Como fazer o teste do álcool para ver se não está adulterado?
- Hermes José Silvestre de Morais


A dica é sempre abastecer no mesmo local. Para assegurar-se da qualidade do combustível nesse posto, seja álcool ou gasolina, exija um teste do produto. É um direito seu. Para saber como funciona o teste, no próprio estabelecimento as regras devem ser apresentadas e esclarecidas. Verifique também se o posto tem lacres eletrônicos instalados nos bocais dos reservatórios de combustíveis. Qualquer consumidor pode denunciar um estabelecimento que apresentar alguma irregularidade através do telefone da ANP: 0800 970 0267.

No Brasil temos dois tipos de álcool, o anidro e o hidratado. O primeiro é utilizado para compor a gasolina na proporção de 25% para cada litro e é isento de impostos. Se não bastasse ser mais barato que o álcool hidratado, os adulteradores ainda adicionam água ao álcool anidro e vendem como álcool hidratado. Essa prática é o que se chama de álcool molhado.

O álcool hidratado é o combustível propriamente e leva até 7% de água pura em sua composição. A água utilizada na adulteração vem da torneira e conta com cloro, prejudicial ao funcionamento do motor.

O governo acaba de aprovar a proposta da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para utilizar corante a fim de identificar o produto irregular. A idéia é acrescentar uma tintura laranja ao álcool anidro. Assim, se a bomba do posto apresentar combustível de cor, o produto é uma mistura irregular.

É verdade que se colocarmos ao mesmo tempo gasolina e álcool em carros com motor flex estamos usando combustível adulterado?
- Felippe, de Campos (RJ)

O motor flex está preparado para receber o combustível com a mistura de gasolina e álcool, desde que dentro das normas estabelecidas. O combustível adulterado é aquele que não atende as especificações legais, ou seja, que possui mais álcool – no caso da gasolina - ou mais solventes que o valor permitido por lei. Apesar de a legislação estabelecer que 2% é o limite máximo de solvente a ser adicionado a gasolina e em torno de 25% de álcool, alguns postos de combustíveis não respeitam esses valores. Essa prática acontece pelo fato de os solventes – produtos químicos como aguarrás ou benzina industrial – serem mais baratos, o que aumenta a rentabilidade dos proprietários de postos. Uma gasolina adulterada com adição de solvente – a prática mais comum - vai ser maléfico para qualquer tipo de motor, seja ele movido apenas a gasolina ou flex (bicombustível).

Por que o álcool faz o motor do carro ficar mais potente que a gasolina se a sua combustão é menos ‘quente’ que a gasolina?
- Hideo Sudo

Na verdade não se trata de uma combustão ser mais ou menos quente. O álcool é um combustível mais frio sim e, assim, sua capacidade de queima é menor se comparada a gasolina. A concepção de um motor a álcool não difere de um motor à gasolina, porém conta com algumas particularidades próprias que compensam e por conseqüência o torna mais potente que a mesma versão a gasolina. Por exemplo:

1 – A taxa de compressão é maior e esse fator já torna o motor mais potente. Essa taxa é uma relação entre o volume do cilindro e a câmara de combustão, o que na prática indica o espaço que a mistura ar-combustível pode ocupar quando o pistão está embaixo e quando está em cima. Quanto maior a taxa de compressão, maior o rendimento térmico do motor.

2 – O cabeçote conta com câmaras de compressão de menor tamanho, cuja finalidade é permitir uma maior taxa de compressão.

3 – Os pistões têm superfície plana, também para aumentar a compressão.

4 – A bomba de combustível tem maior vazão, o que faz circular maior volume.

5 – Os bicos injetores, que pulverizam o combustível para dentro do motor, também são 30% maiores e desse modo permitem maior entrada de combustível dentro do motor.

6 - As velas de ignição são tipo quente.

Essas são as características para um motor exclusivamente a álcool. Já o motor bicombustível possui um ajuste intermediário para queimar tanto a gasolina quanto o álcool da maneira mais adequada. A taxa de compressão para os carros a gasolina é de uma faixa de 9:1 (nove vezes o volume original), enquanto o modelo a álcool fica em 12:1. O bicombustível utiliza uma taxa intermediária, em torno de 11:1 O sistema de alimentação segue as características do carro a álcool, que são próprios para agüentar a corrosão provocada pelo álcool.

Gostaria de saber sobre o que é sonda lambda?
- Carlos

A sonda lambda também é conhecida por sensor de oxigênio. Essa peça identifica a quantidade de oxigênio presente nos gases expelidos após a queima na câmara de combustão. Na prática esse sensor identifica se a mistura tem mais ou menos combustível que deveria. Em outras palavras, mais técnicas, o sensor identifica se a mistura ar-combustível está estequiométrica, ou seja, com as devidas proporções. Por exemplo, para um fator 0,97 apontado pela lambda, o combustível está levemente rico, se estiver 1,1 estará pobre, com pouco combustível.

Tenho muito medo quando tenho que parar no sinal vermelho em uma subida. Não consigo sair e fico em pânico. Certa vez o carro estava com problema de freio e, quando fui sair, ele começou a ir para trás. Agora, mesmo sabendo que não há mais problemas, entro em pânico. O que devo fazer?
- Darcy L. P. da Silva

Muita gente tem medo de dirigir. O ideal é buscar ajuda em empresas que oferecem treinamento para essa situação. Existem diversas delas no mercado. Essas empresas oferecem terapia e psicologia conciliada com dicas aos motoristas, que abordam a confiança no automóvel, a confiança em si própria e a convivência no trânsito.




Fonte: Globo
Data: 27/11/2008
Visitas: 4588
Permalink: Veja como se prevenir do combustível adulterado


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