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AUTOMÓVEIS - Tire dúvidas sobre especificações de pneus

Os pneus são feitos para suportar a carga do veículo, amortecer as irregularidades do solo, transmitir força de tração e frenagem e permitir mudança de direção. Por isso, a substituição dos pneus por outros não originais requer atenção dos motoristas. Um pneu com as especificações inadequadas para o seu carro pode aumentar o consumo de combustível e comprometer a estabilidade do carro. Veja abaixo as respostas a perguntas enviadas pelos internautas.

Comprei um Chevrolet Classic e estou satisfeito. Ando com o carro na região de Alto Araguaia - sudoeste de Mato Grosso, divisa com Goiás, e preciso deixá-lo mais alto. O pneu que veio é 165/70/13 e me aconselharam a substituir por pneus 175/70/13 ou 185/70/13 - para não ter que trocar as rodas originais. Está certo?
- Alberto Romeu Pereira
A melhor opção de pneu para esse carro seria a medida 175/70 R13. Porém, o resultado no aumento do vão livre do carro em relação ao solo não será muito grande. Antes, vamos entender as medidas dos pneus: 165/70-R13, nesse modelo são 165 milímetros de largura (mm), 70% dessa medida, ou seja, de 165 mm tira 70% que será a altura, montado em rodas de 13 polegadas. Como referência, 70% de 165 mm dá uma altura de 115,5 mm. Já na medida 175 serão 122,5 mm. Em resumo, nessa troca você terá um ganho de 7 mm apenas. É importante ressaltar que o pneu maior também é mais pesado e assim exigirá maior esforço do motor, o que pode interferir no consumo de combustível. Outro detalhe que deve-se verificar após a troca é a aferição do hodômetro (medidor de distância e velocidade), pois a referência de fábrica é aquela do pneu original.

Posso andar só com o farol auxiliar aceso na cidade? Existe alguma regulamentação sobre isso? Posso ser multado?
- Luiz Honório Matteussi
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não define precisamente o uso dos faróis auxiliares, mas por outro lado permite somente a instalação de dois pares de faróis auxiliares, além dos principais. Um par deve ser destinado para o uso em caso de neblina, portanto , montado na parte frontal inferior, e o outro para iluminação à longa distância, sendo que este último deve ser acionado somente em conjunto com a luz alta. Desse modo, é possível concluir que se pode utilizar o farol para neblina, mas se for em conjunto com o principal e desde que haja real necessidade.

Tenho um Fiat Palio 07/08 Flex, mas toda vez que abasteço com álcool, dá problema no medidor de combustível. Já fiz a troca do componente na Fiat, mas o problema continua e eles não sabem o por quê.
- Pedro Neres
Esse problema era muito comum nos primeiros carros com motores do tipo flex. Porém, atualmente foi sanado. O mais provável é que, por algum azar, a troca do marcador de combustível de seu carro, deve ter sido feita por outra de mesma época de fabricação, ou seja, com o mesmo defeito.

Tenho um Fiat Uno Fire 2007 Flex. Eu só utilizo álcool e ele está bebendo muito, está fraco e falhando, parece que está com os bicos sujos. Um mecânico me sugeriu colocar dois litros de querosene de avião no tanque de combustível para limpar os sistema de injeção. O que faço?
- Marcelo
Faça uma revisão geral no motor. Esse serviço deve começar pela troca das velas de ignição, cabos de vela, filtro de ar e filtro de combustível. Não coloque querosene no tanque em hipótese alguma.

Tenho um Dodge Charger R/T impecável que eu mesmo montei. Gostaria de saber quais são as melhores peças de performance para ele como turbo,nitro e etc. Seu motor é um V8 e quero turbinar para que o carro chegue a pelo menos 600 cavalos. É possível?
- Giovani Cotrufo
Sim, é possível alcançar os 600 cavalos de potência ou até mais, uma vez que em se tratando de mecânica de automóveis, o céu é o limite. O que vai definir isso é o tamanho de sua conta bancária. Assim, a melhor opção é procurar na internet algumas lojas de preparação de motores, inclusive nos EUA, onde você terá uma gama maior em peças de preparação. Baseado no que você está disposto a gastar cria-se uma receita, que pode ser simples ou exagerada. Enfim, o melhor é pesquisar e ficar atento ao que existe no mercado.

Estou com um Renault Clio 2004 desde fevereiro deste ano e tenho notado que o reservatório de água fica sempre na mesma marca. Estou com ele desde fevereiro. Será que ele não gasta mesmo água ou tem alguma coisa que não está funcionando?
- Rejane Beatriz Paz
Não tem com o que se preocupar. É isso mesmo, os motores em condições normais de uso não consomem água. Nos radiadores que utilizam o sistema selado, o volume de água evaporada é mínimo, ou seja, o nível deve se manter inalterado.

Quando é necessário limpeza no corpo da borboleta do Volkswagen Gol 1.6 com 57.000 Km?
- Nilton Zauli
Para esse tipo de serviço não existe uma quilometragem pré-definida, desse modo uma limpeza do corpo de borboletas somente será necessária se o motor não estiver funcionando corretamente.

Fonte: Globo
Data: 10/09/2009
Visitas: 7393
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