NOTÍCIAS - HLERA
Orkut

 

AUTOMÓVEIS - GM acerta a venda da Opel para a Magna, diz Angela Merkel

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, anunciou nesta quinta-feira (10) que a General Motors decidiu finalmente vender a sua filial europeia Opel para grupo austríaco-canadense de autopeças Magna, um acordo pelo qual o governo alemão lutava para ser concretizado.

"O Conselho Administrativo da GM decidiu vender a Opel para a Magna", disse Merker para a imprensa.. A venda é uma boa notícia para a chanceler 17 dias antes das eleições legislativas na Alemanha. A Opel emprega atualmente 25 mil trabalhadores.

Merkel comemorou o acordo e destacou que, apesar de "não ser nada fácil", a decisão da GM vai possibilitar um novo começo para a Opel. O governo alemão se posicionou a favor da venda da Opel para a Magna e seu sócio, o banco estatal russo Sberbank porque sua proposta contempla uma menor redução de empregos na Alemanha e permitiria a Opel desligar-se finalmente da GM.

GM terá 35% do controle da empresa

Em um comunicado, a General Motors anunciou que seu Conselho Administrativo chegou à decisão de apoiar a venda da Opel para o consórcio Magna-Sberbank.
De acordo com a GM, nas próximas semanas serão definidos os detalhes de algumas questões importantes, como o apoio por escrito do sindicato dizendo estar de acordo com os custos necessários para a reestruturação da Opel, e a finalização de um pacote de financiamento do governo alemão.

O contrato definitivo para a venda deverá estar pronto para ser assinado em algumas semanas, segundo o comunicado da montadora. Segundo a GM, a Magna e o Sberbank vão adquirir uma participação de 55% da Opel, a GM seguirá com 35% da empresa e os trabalhadores terão 10% de participação.

Fritz Henderson, presidente e CEO da GM, disse no comunicado que agradece a todas as partes envolvidas no processo intensivo dos últimos meses - principalmente o governo alemão - pelo seu contínuo apoio que permite que este novo empreendimento. Ele destacou que a GM continuará a colaborar com a Opel para desenvolver e produzir mais carros grandes, como o novo Insignia e o novo Astra.

O acordo irá manter Opel como parte totalmente integrada da organização global da GM de desenvolvimento de produto, permitindo a troca de tecnologia e recursos de engenharia.
* Com informações da France Presse, Efe e Reuters


Fonte: Globo
Data: 10/09/2009
Visitas: 5725
Permalink: GM acerta a venda da Opel para a Magna, diz Angela Merkel


AUTOMÓVEIS - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 
BUSCA GOOGLE
Google


LOGIN




 
HLERA | Gaspar | Flog | Baladas | Agenda | Mensagens | Recados para Orkut | Web Developer | Orkut

Notícias de Automóveis: GM acerta a venda da Opel para a Magna, diz Angela Merkel .
HLERA.COM.BR ® 2002-2024 - Política de Privacidade
 
Web Designer